BLOGUE DA COMISSÃODE UTENTES - JUNTOS PELO NOSSO HOSPITAL

A Comissão de Utentes - Juntos pelo nosso Hospital surge na sequência de proposta emanada durante reunião pública no CCC (Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha) efectuada, em 15 de Fevereiro de 2012, durante a qual também foi elaborada Petição a enviar à Assembleia da República - e após o conhecimento de Proposta da Administração Regional de Saúde de Lisboa propondo uma reestruturação das Unidade de Saúde do Oeste Norte, integrando o CHON e o H. Torres Vedras, redistribuindo Serviços essenciais - com opções aparentemente centradas unicamente em critérios economicistas e que não resultam (pelo contrário) em ganhos de eficiência bem como no acesso aos Cuidados de Saúde por parte das populações da Região Oeste. A Comissão Executiva de Utentes - Juntos pelo nosso Hospital - acabaria por ser constituída durante reunião no auditório da Câmara Municipal no dia 30 de Março de 2012.
Reconhecendo o protagonismo das Instituições de Saúde que são a Alma e o Coração de toda uma Região pela qual têm sido responsáveis, a População ratificara já, aliás, no dia 24 de Fevereiro de 2012, a sua discordância e preocupação, sobre aquela Proposta da ARS, quando cerca de 2 mil pessoas envolveram o conjunto dos Hospitais das Caldas da Rainha – num abraço simbólico. Não se devendo ignorar este grande exemplo de Cidadania em que se apelou ao dever de honrar - e não apagar ou inverter mesmo - o papel essencial que o Sector da Saúde sempre representou nesta área geográfica, em consequência, cabe a esta Comissão dialogar com os Órgãos da Tutela e Autárquicos bem como outras Comissões de Utentes ou levar a cabo as iniciativas, que se entenderem por bem, no sentido de contribuir para se obterem os consensos mais alargados - atentos os objectivos expressos nas "linhas de orientação" que se publicam noutro local deste blogue. Blogue que afinal é veículo informativo de todas as actividades relativas a esta Comissão de Utentes e aos eventuais desenvolvimentos de reestruturação das Unidades de Saúde Oestinas.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

REUNIÃO ENTRE COMISSÕES DE UTENTES


A Comissão de Utentes "Juntos pelo Nosso Hospital" de Caldas da Rainha, a Comissão de Utentes de Saúde de Torres Vedras e a Comissão Municipal de Acompanhamento do Hospital de Peniche reuniram-se no dia 22 de Maio de 2012, no Centro Cívico da Associação de Desenvolvimento da Cabeça Gorda (a quem agradecemos publicamente a cedência do espaço) encontrando pontos comuns de preocupação com uma eventual reestruturação em curso dos cuidados de saúde hospitalares da região Oeste.
Os elementos reunidos, num total de 22 entre as 3 Comissōes, constituiram um grupo de trabalho para a elaboração dum documento conjunto a ser conhecido brevemente.
Mais decidiram marcar uma nova reunião para o próximo dia 5 de Junho a ocorrer no Bombarral.

Sem comentários:

Enviar um comentário