BLOGUE DA COMISSÃODE UTENTES - JUNTOS PELO NOSSO HOSPITAL

A Comissão de Utentes - Juntos pelo nosso Hospital surge na sequência de proposta emanada durante reunião pública no CCC (Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha) efectuada, em 15 de Fevereiro de 2012, durante a qual também foi elaborada Petição a enviar à Assembleia da República - e após o conhecimento de Proposta da Administração Regional de Saúde de Lisboa propondo uma reestruturação das Unidade de Saúde do Oeste Norte, integrando o CHON e o H. Torres Vedras, redistribuindo Serviços essenciais - com opções aparentemente centradas unicamente em critérios economicistas e que não resultam (pelo contrário) em ganhos de eficiência bem como no acesso aos Cuidados de Saúde por parte das populações da Região Oeste. A Comissão Executiva de Utentes - Juntos pelo nosso Hospital - acabaria por ser constituída durante reunião no auditório da Câmara Municipal no dia 30 de Março de 2012.
Reconhecendo o protagonismo das Instituições de Saúde que são a Alma e o Coração de toda uma Região pela qual têm sido responsáveis, a População ratificara já, aliás, no dia 24 de Fevereiro de 2012, a sua discordância e preocupação, sobre aquela Proposta da ARS, quando cerca de 2 mil pessoas envolveram o conjunto dos Hospitais das Caldas da Rainha – num abraço simbólico. Não se devendo ignorar este grande exemplo de Cidadania em que se apelou ao dever de honrar - e não apagar ou inverter mesmo - o papel essencial que o Sector da Saúde sempre representou nesta área geográfica, em consequência, cabe a esta Comissão dialogar com os Órgãos da Tutela e Autárquicos bem como outras Comissões de Utentes ou levar a cabo as iniciativas, que se entenderem por bem, no sentido de contribuir para se obterem os consensos mais alargados - atentos os objectivos expressos nas "linhas de orientação" que se publicam noutro local deste blogue. Blogue que afinal é veículo informativo de todas as actividades relativas a esta Comissão de Utentes e aos eventuais desenvolvimentos de reestruturação das Unidades de Saúde Oestinas.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

REUNIÃO COM A CÂMARA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

A Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital” foi recebida no dia 8 de Maio de 2012, pelo Sr. Presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, com o qual os 4 elementos da Comissão presentes tiveram uma longa conversa de 2 horas.
Paulo Inácio informou que tinha tido uma reunião de manhã com o Sr. Ministro da Saúde, que lhe confirmou a saída do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira (Alcobaça) do CHON e a sua futura ligação ao Hospital de St. André (Leiria)/ Centro Hospitalar Leiria-Pombal.
Mais informou que as freguesias de Benedita, S. Martinho do Porto e Alfeizerão irão continuar a ser servidas, como até agora, pelo Centro Hospitalar do Oeste Norte (CHON), sediado em Caldas da Rainha, por uma questão de proximidade e tempo de acesso aos serviços de saúde.
Paulo Inácio referiu ainda que, do ponto de vista da estratégia territorial, Alcobaça afirma a sua ligação forte com o Oeste, com o qual se identifica e se "sente em casa', em termos paisagísticos e culturais, salientando os moinhos de vento e a pera rocha como importantes elementos identificadores.
Nesse sentido, Paulo Inácio observou ainda que todos os Centros e Extensões de Saúde do Concelho de Alcobaça se manterão agregados ao Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte.
Paulo Inácio entende que esta é a melhor solução, não só para Alcobaça mas também para as Caldas da Rainha, dadas as limitações actuais do Hospital das Caldas.
Paulo Inácio teceu ainda algumas considerações sobre a situação financeira do CHON, referindo-se ao seu passivo acumulado, e achando que o modelo EPE (Empresa Pública Empresarial) seria o mais adequado para prosseguir os objectivos de uma gestão racionalizada e eficiente dos recursos, ressalvando que, todavia, a situação dos passivos acumulados é difícil de resolver.

Sem comentários:

Enviar um comentário