BLOGUE DA COMISSÃODE UTENTES - JUNTOS PELO NOSSO HOSPITAL

A Comissão de Utentes - Juntos pelo nosso Hospital surge na sequência de proposta emanada durante reunião pública no CCC (Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha) efectuada, em 15 de Fevereiro de 2012, durante a qual também foi elaborada Petição a enviar à Assembleia da República - e após o conhecimento de Proposta da Administração Regional de Saúde de Lisboa propondo uma reestruturação das Unidade de Saúde do Oeste Norte, integrando o CHON e o H. Torres Vedras, redistribuindo Serviços essenciais - com opções aparentemente centradas unicamente em critérios economicistas e que não resultam (pelo contrário) em ganhos de eficiência bem como no acesso aos Cuidados de Saúde por parte das populações da Região Oeste. A Comissão Executiva de Utentes - Juntos pelo nosso Hospital - acabaria por ser constituída durante reunião no auditório da Câmara Municipal no dia 30 de Março de 2012.
Reconhecendo o protagonismo das Instituições de Saúde que são a Alma e o Coração de toda uma Região pela qual têm sido responsáveis, a População ratificara já, aliás, no dia 24 de Fevereiro de 2012, a sua discordância e preocupação, sobre aquela Proposta da ARS, quando cerca de 2 mil pessoas envolveram o conjunto dos Hospitais das Caldas da Rainha – num abraço simbólico. Não se devendo ignorar este grande exemplo de Cidadania em que se apelou ao dever de honrar - e não apagar ou inverter mesmo - o papel essencial que o Sector da Saúde sempre representou nesta área geográfica, em consequência, cabe a esta Comissão dialogar com os Órgãos da Tutela e Autárquicos bem como outras Comissões de Utentes ou levar a cabo as iniciativas, que se entenderem por bem, no sentido de contribuir para se obterem os consensos mais alargados - atentos os objectivos expressos nas "linhas de orientação" que se publicam noutro local deste blogue. Blogue que afinal é veículo informativo de todas as actividades relativas a esta Comissão de Utentes e aos eventuais desenvolvimentos de reestruturação das Unidades de Saúde Oestinas.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Acta da 1ª reunião da Comissão de Utentes

Abraço com cerca de 2 mil pessoas aos Hospitais das Caldas em 24 de Fevereiro de 2012
-
COMISSÃO DE UTENTES “JUNTOS PELO NOSSO HOSPITAL”
REUNIÃO DE 03 DE ABRIL DE 2012

Aos 03 dias do mês de Abril de 2012, reuniu a Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital”, pelas 21.00 horas, na sede da Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos com a seguinte ordem de trabalhos:
a) Elaboração de texto de declaração de intenções;
b) Reunião com outras comissões de utentes:
c) Debate público com todos os partidos políticos;
d)Solicitar reunião como o CA do CHON e outras Entidades;
Verificaram-se as seguintes presenças:
António Curado, António Ferreira, Arnaldo Sarroeira, Carlos Gaspar, Filomena Cabeça, Jaime Neto, João Frade, Joaquim Urbano, Luís Botelho, Rui Correia, Teresa Mendes, Vasco Trancoso.
Foi aberta a reunião por António Curado, agradecendo a presença de todos e sugerindo que se seguisse a ordem de trabalhos proposta.
Desta forma foi discutida a melhor forma de concretizar os pontos em agenda tendo sido decidido criar grupos de trabalho para o efeito.
Assim, o grupo de trabalho para a reunião com o Conselho de Administração do CHON é constituído por João Frade, Rui Correia, Luís Botelho e Jaime Neto.
O grupo de trabalho para a reunião com a ARS Lisboa e Vale do Tejo é constituído por Vasco Trancoso,  João Frade, Rui Correia, Luís Botelho e Jaime Neto.
O grupo de trabalho para a reunião com as Autarquias da região oeste afectadas pela proposta de criação do CHO é constituído por Vasco Trancoso, António Curado, Teresa Mendes, Filomena Cabeça e Jaime Neto.
Foi decidido que Vasco Trancoso ficaria responsável pelo contacto com outras Comissões de Utentes.
Foram ainda incumbidos, Vasco Trancoso e Carlos Gaspar pela construcção de um blogue para divulgação junto dos utentes, do trabalho desenvolvido pela presente Comissão.
Ficou decidido nomear António Curado como porta-voz da comissão e João Frade como secretário da mesma.
A decisão sobre a realização de eventual debate público ficou adiada para uma futura reunião.
O texto da Declaração de Intenções/Linhas de Orientação será construído através das contribuições de todos os membros, tendo a sua aprovação ficado adiada para uma futura reunião.
A próxima reunião da Comissão ficou agendada para o dia 18 de Abril, na Sede da ACCCRO, pelas 21h30.
E nada mais havendo de momento a tratar, foi a reunião encerrada pelas 23 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário