BLOGUE DA COMISSÃODE UTENTES - JUNTOS PELO NOSSO HOSPITAL

A Comissão de Utentes - Juntos pelo nosso Hospital surge na sequência de proposta emanada durante reunião pública no CCC (Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha) efectuada, em 15 de Fevereiro de 2012, durante a qual também foi elaborada Petição a enviar à Assembleia da República - e após o conhecimento de Proposta da Administração Regional de Saúde de Lisboa propondo uma reestruturação das Unidade de Saúde do Oeste Norte, integrando o CHON e o H. Torres Vedras, redistribuindo Serviços essenciais - com opções aparentemente centradas unicamente em critérios economicistas e que não resultam (pelo contrário) em ganhos de eficiência bem como no acesso aos Cuidados de Saúde por parte das populações da Região Oeste. A Comissão Executiva de Utentes - Juntos pelo nosso Hospital - acabaria por ser constituída durante reunião no auditório da Câmara Municipal no dia 30 de Março de 2012.
Reconhecendo o protagonismo das Instituições de Saúde que são a Alma e o Coração de toda uma Região pela qual têm sido responsáveis, a População ratificara já, aliás, no dia 24 de Fevereiro de 2012, a sua discordância e preocupação, sobre aquela Proposta da ARS, quando cerca de 2 mil pessoas envolveram o conjunto dos Hospitais das Caldas da Rainha – num abraço simbólico. Não se devendo ignorar este grande exemplo de Cidadania em que se apelou ao dever de honrar - e não apagar ou inverter mesmo - o papel essencial que o Sector da Saúde sempre representou nesta área geográfica, em consequência, cabe a esta Comissão dialogar com os Órgãos da Tutela e Autárquicos bem como outras Comissões de Utentes ou levar a cabo as iniciativas, que se entenderem por bem, no sentido de contribuir para se obterem os consensos mais alargados - atentos os objectivos expressos nas "linhas de orientação" que se publicam noutro local deste blogue. Blogue que afinal é veículo informativo de todas as actividades relativas a esta Comissão de Utentes e aos eventuais desenvolvimentos de reestruturação das Unidades de Saúde Oestinas.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Acta da 2ª reunião da Comissão de Utentes


Abraço com cerca de 2 mil pessoas aos Hospitais das Caldas em 24 de Fevereiro de 2012
-
COMISSÃO DE UTENTES “JUNTOS PELO NOSSO HOSPITAL”
REUNIÃO DE 18 DE ABRIL DE 2012
Aos 18 dias do mês de Abril de 212, reuniu a Comissão de Utentes “Juntos pelo Nosso Hospital”, pelas 21.30 horas, na sede da Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, com a seguinte ordem de trabalhos:
a)                 Informações
b)                 Discussão e Aprovação da Carta de Intenções
c)                  Outras actividades
Verificaram-se as seguintes presenças:
António Curado, António Ferreira, Arnaldo Sarroeira, Filomena Cabeça, Jaime Neto, João Frade, Luís Botelho, Rui Correia, Teresa Mendes, Teresa Neto.
Foi aberta a reunião pelo António Curado, agradecendo a presença de todos, seguido da leitura e aprovação da acta da última reunião.
Maria Julia Carvalho, foi convocada para uma reunião na Assembleia da República com o deputado relator.
Foi acompanhada pelo António Curado, Susana Caetano e Teresa Mendes, tendo sido recebidos ainda pelos deputados representantes do PSD, CDS, PS e PCP na Comissão Parlamentar de Saúde.
Numa primeira intervenção o António Curado referiu o conteúdo da petição, seguindo-se a intervenção dos diversos deputados, tendo sido posteriormente referido que, para além dos objectivos expressos na Petição, eram ainda preocupações da Comissão a perda de diferenciação e das valências hospitalares na Região Oeste, o futuro do Hospital Termal e os Cuidados de Saúde para toda a população do Oeste e não exclusivamente para os residentes na zona de Caldas da Rainha, apesar do Termalismo estar directamente ligada e esta cidade.
Foi garantido pelo Presidente da Comissão que a petição será discutida em plenário, tenho a Assembleia da República sessenta dias para marcar a data do debate.
Seguiram-se informações relativas as diversas reuniões mantidas com as Autarquias de Óbidos, Nazaré e Bombarral, sendo de salientar os seguintes pontos:
Presidente Câmara Municipal Óbidos - Reforçou a sua concordância com os objectivos da Petição, reconhece que as querelas entre as diversas autarquias impossibilitaram a construção de um novo hospital.
Presidente Câmara Nazaré – Partilha dos objectivos da Comissão de Utentes, defende a construção a médio prazo, de uma nova estrutura hospitalar na região com capacidade para tratar a população do Oeste, a médio prazo, tendo comparado que o termalismo está para as Caldas da Rainha assim como o mar está para a Nazaré.
Presidente Câmara Bombarral – Salientou que a Comissão de Utentes e Profissionais de Saúde tem um plano de acção e proposta concretas na área dos cuidados de saúde para a população não sendo apenas uma comissão reivindicativa, concordando ainda com a centralização do novo Centro Hospitalar em Caldas da Rainha, com a manutenção das valências existentes á data assim como com a construção de um novo hospital que sirva toda a população do Oeste.
Foram ainda estabelecidos contactos telefónicos e por correio electrónico com as Câmaras Municipais de Caldas da Rainha, Peniche e Alcobaça, bem como com o Conselho de Administração da ARSLVT e do Centro Hospitalar do Oeste Norte, aguardando se a marcação de datas para futuras audiências.
Os responsáveis pelo reforço dos contactos foram respectivamente, Teresa Mendes, Rui Correia e António Ferreira.
O António Curado informou ainda das tentativas de contactos com as outras Comissões de Utentes de Alcobaça e Torres Vedras, não tendo até ao momento sido possível qualquer contacto.
No ponto Discussão e Aprovação da Carta de Intenções, foi discutida e aprovada a carta de intenções da Comissão de Utentes “Juntos pelo nosso hospital” que se anexa e faz parte da presente acta.
No ponto outras actividades foram dadas informações sobre a criação do blog da comissão, tendo sido sugerido que o Sr Jaime Neto colaborará também na sua construção.
Foram ainda sugeridas outras actividades como: a realização de um evento “ Gastro-Praça” tendo o Sr Jaime Neto exposto esta ideia em colaboração com a Escola de Hotelaria, que sendo considerada uma ideia com temática importante para a população em geral, foi adiada a sua concretização para data posterior.
No âmbito da intervenção desta comissão, foi ainda referido a importância da realização de um inquérito aos utentes, tenho ficado responsável pela sua coordenação o Arnaldo Sarroeira. Este inquérito servirá de ponto de partida para a colaboração entre as diversas comissões de utentes do Oeste.
A próxima reunião ficou agendada para o próximo dia 16 Maio, na seda da ACCCRO, pelas 21.30horas
Nada mais havendo a tratar foi encerrada a reunião pelo porta-voz António Curado, pelas 23.30horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário